Rua dos Aranhas


A Rua dos Aranhas onde ainda se mantém a fonte visível nesta fotografia (1920 a 1931)
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
A Rua dos Aranhas é mais comprida do que à primeira vista pode parecer. Começa na Avenida Arriaga e termina na Rua da Carreira junto ao antigo cinema João Jardim. Tem um troço onde está a sede da ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira; outro mais entre a Rua da Ponte de São Lázaro (passa à frente da entrada do centro comercial La Vie e do hotel The Vine), até as ruas Major Reis Gomes e Ivens; e uma última fase que termina na Rua da Carreira, passando por um dos extremos da Rua Nova de São Pedro.

por: Paulo Camacho

Em tempos tinha outra configuração, como adiante se verá.
Do ponto de vista histórico, a rua deve o seu nome à família Aranha. Uma família que no século XVI passou pela Madeira. A rua ia desde a Rua da Carreira até à Rua das Fontes, entre o sul das Galerias São Lourenço e a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.

E porque nos referimos a contextos históricos, um edifício importante ali localizado foi o da firma Cory que fornecia carvão para a navegação.
Há alguns anos construíram o centro comercial Infante no local onde restavam as instalações da firma e parte do arruamento. O local ficaria mudado por completo.

Segundo refere o Rui Santos na sua rubrica Crónica de domingo, que publicou no Jornal da Madeira, a Rua dos Aranhas era um antigo beco e travessa com o mesmo nome. Foi também Rua do Dr. Chaves, referente a Manuel Figueira de Chaves.
Parte desta via, entre a Rua Hermegildo Capelo, mais tarde Avenida Arriaga, e a Rua das Fontes, foi fechada ao público pelos anos 1940/1941, e, nos anos 80 foi englobada no Edifício Infante.

A Rua dos Aranhas, atualmente, em 2022, numa perspetiva semelhante à que apresentamos no topo deste trabalho
📷 Paulo Camacho 📷

Na atual Rua dos Aranhas podemos referir que além da sede da ACIF, do La Vie e do hotel The Vine, é maioritariamente comercial, com lojas, restaurantes e agência de viagens, entre outras, como pequenas oficinas.
Em tempos chegou a ter uma outra unidade hoteleira, a Residencial Flamenga que há muitos anos está encerrada.
No total, a Rua dos Aranhas tem uma extensão de 243 metros.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER