A Rua dos Aranhas onde ainda se mantém a fonte visível nesta fotografia (1920 a 1931) 📷 Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes 📷 |
por: Paulo Camacho
Em tempos tinha outra configuração, como adiante se verá.
Do ponto de vista histórico, a rua deve o seu nome à família Aranha. Uma família que no século XVI passou pela Madeira. A rua ia desde a Rua da Carreira até à Rua das Fontes, entre o sul das Galerias São Lourenço e a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.
E porque nos referimos a contextos históricos, um edifício importante ali localizado foi o da firma Cory que fornecia carvão para a navegação.
Há alguns anos construíram o centro comercial Infante no local onde restavam as instalações da firma e parte do arruamento. O local ficaria mudado por completo.
Segundo refere o Rui Santos na sua rubrica Crónica de domingo, que publicou no Jornal da Madeira, a Rua dos Aranhas era um antigo beco e travessa com o mesmo nome. Foi também Rua do Dr. Chaves, referente a Manuel Figueira de Chaves.
Parte desta via, entre a Rua Hermegildo Capelo, mais tarde Avenida Arriaga, e a Rua das Fontes, foi fechada ao público pelos anos 1940/1941, e, nos anos 80 foi englobada no Edifício Infante.
A Rua dos Aranhas, atualmente, em 2022, numa perspetiva semelhante à que apresentamos no topo deste trabalho 📷 Paulo Camacho 📷 |
Em tempos chegou a ter uma outra unidade hoteleira, a Residencial Flamenga que há muitos anos está encerrada.
No total, a Rua dos Aranhas tem uma extensão de 243 metros.
. Rua dos Aranhas Ruas do Funchal