Largo de Jaime Moniz



O Largo Jaime Moniz é dos espaços mais frequentados da cidade do Funchal. Fica em frente à Escola Secundária Jaime Moniz, antigo Liceu Jaime Moniz, cuja designação ainda se mantém, por tradição, na fachada principal do estabelecimento escolar cor-de-rosa da capital madeirense.

por: Paulo Camacho

A origem do nome deve-se a Jaime Constantino de Freitas Moniz, que viveu entre 1837 e 1917.
Advogado, professor e político e obreiro da reforma do ensino liceal nos finais do século XIX, não chegou a ver a atribuição do seu nome ao largo. Isto porque a Câmara Municipal do Funchal só viria a atribuir o nome Jaime Moniz ao largo em 1962. Além do nome foi colocada uma estátua, que ainda se mantém no centro do largo.

Após o seu falecimento, por proposta da Academia Real das Ciências de Lisboa, em 1919, foi dado o nome de Liceu de Jaime Moniz.

Jaime Moniz nasceu na freguesia da Sé, no Funchal.Era filho de António Caetano da Costa Moniz e de Eufémia de Freitas.
Embora sem grandes recursos económicos, o pai pertencia a uma conceituada família madeirense, os Moniz de Santa Maria Maior. A mãe era filha de António Manuel de Freitas, o avô de Augusto César Barjona de Freitas, um influente político que acompanhou Jaime Moniz ao longo do seu percurso político.
Concluiu os estudos preparatórios no Liceu do Funchal, partindo de seguida para Coimbra, onde, em 1857, se matriculou na Faculdade de Direito da respetiva Universidade.
Estudante brilhante, concluiu a sua formatura em 1862, sendo galardoado com os primeiros prémios em todos os anos do seu curso.

O largo, integrado no Projecto de Reabilitação Urbanística do Largo Jaime Moniz, em 2008, foi feito um arranjo florístico de um canteiro de arruamento e plantação de uma palmeira-elegante em caldeira.

O Largo Jaime Moniz liga às ruas Conselheiro Aires de Ornelas, Miguel de Carvalho, do Hospital Velho, e do Arcipreste.
Além do liceu, tem ligação à sede da PSP, a espaços comerciais, e a apartamentos.
A nordeste existe uma rua com o nome Jaime Moniz.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER