Rua 5 de Outubro - Ruas do Funchal

Rua 5 de Outubro


A Rua 5 de Outubro é uma das mais extensas da cidade do Funchal. Estende-se desde a Rotunda dos Viveiros, junto ao hipermercado Continente, a norte, até a Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, a sul.
A rua segue paralelamente à margem direita da Ribeira de Santa Luzia, no sentido descendente, a exemplo do sentido do trânsito.

por: Paulo Camacho

Em tempos, chamou-se Rua do Príncipe. E assim foi até a implantação da República Portuguesa a 5 de outubro de 1910, altura em que alteraram a designação monárquica para a atualmente utilizada.
Por outro lado, antes da abertura da avenida do Mar, em boa parte do litoral da capital madeirense, a rua findava junto ao calhau.
No sentido norte, também já foi mais curta na medida em que ia apenas até um pouco acima da ponte de Pau, em frente à Rua do Deão.
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
Mais tarde, foi feito um prolongamento entre esta ponte e a rotunda dos Viveiros, dando a extensão total que tem hoje.
A partir dessa altura, passou a ser feita na Rua 5 de Outubro o trânsito com duas vias de trânsito no sentido descendente.
No outro lado da ribeira, a parte da Rua 31 de Janeiro, que, durante muitos anos teve uma via trânsito em cada sentido, passou a ter unicamente duas no sentido ascendente.
📷  Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes  📷
Em toda a extensão da Rua 5 de Outubro, existe uma vivência diversificada.
Temos o Museu do Vinho da Madeira, lojas comerciais, o Hospital da Luz Funchal (ex-Clínica de Santa Catarina), oficinas, farmácia, a Loja do Munícipe, e apartamentos.
A Rua 5 de Outubro tem 1.972 metros de comprimento em toda a sua extensão.
Uma curiosidade. Esta rua já esteve ligada a 10 pontes, três das quais unicamente pedestres. Hoje são 9, sendo duas unicamente pedestres, junto à Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.