Avenida do Mar (anos 50) 📷 Arquivo e Biblioteca da Madeira - Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicentes 📷 |
por: Paulo Camacho
No fundo, a cidade do Funchal nasceu, cresceu e organizou-se junto a áreas onde predominava a água: o oceano e as ribeiras. Para o bom e para o mau, a capital da ilha da Madeira está ligada a ambos.
Como alguém disse um dia são como uma imagem de marca do Funchal. Acrescentaria que é igualmente um factor distintivo da cidade.
No caso concreto da ribeira de São João não só chegou a ser parcialmente tapada na foz como construíram sobre o seu percurso final a Rotunda do Infante e, mais tarde, o Edifício Infante.
A Avenida do Mar e das Comunidades de hoje tem cerca de 1.300 metros de comprimento. Vai desde os jardins do Almirante Reis, na Zona Velha, à rotunda Sá Carneiro.
Pelo caminho, atravessa a Praça da Autonomia.
1937 |
Não há muitos anos, aí por 1987, a Avenida do Mar foi alargada.
Nessa altura, deixou de existir um prolongamento peculiar do Sunny Bar, que tinha uma explanada entre as duas faixas de rodagem da avenida, e os empregados quase que faziam tangentes aos veículos que passavam. No final de 2019, o café fechou. No seu lugar surgiu o prolongamento do Mcdonalds.
1949 |
O Pilar de Bânger tinha 30 metros de altura e cerca de 3 metros de diâmetro. Inicialmente servia para o transporte de mercadorias entre os barcos fundeados e terra e ainda como sentinela. Depois, foi posto de sinais para a navegação pela Blandy.
Curiosamente, a avenida, cujo alargamento permitiu a sua recuperação, foi a responsável pela sua demolição em 1939. Foi deitado a baixo para construir a Avenida do Mar.
A nível do património edificado na avenida, podemos dizer que é diverso.
Começamos pela Empresa Electricidade da Madeira.
Depois, temos edifícios como a Alfândega do Funchal, a Capitania do Porto do Funchal, a GNR, a Assembleia Legislativa da Madeira (construída na antiga alfândega) e o Palácio de São Lourenço.
Existem ainda outros edifícios onde se encontram departamentos do Governo Regional, uma boutique de pão, e outros espaços comerciais e ainda estacionamentos.
. Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses Ruas do Funchal