Rua de Santa Maria


A Rua de Santa Maria é das mais antigas da cidade do Funchal, e igualmente da Madeira. Está integrada na freguesia de Santa Maria Maior, a primeira a ser criada na ilha.

Vem desde o primeiro núcleo populacional, construído no que hoje se chama Rua de Santa Maria, e que abrange as ruas vizinhas.

por: Paulo Camacho

A Rua de Santa Maria estende-se desde a Rua Brigadeiro Oudinot, junto ao Largo do Poço, e prolonga-se com a sua História até ao Socorro, na zona da Barreirinha e da igreja do Socorro.

Segundo escreveu António Aragão, nos primórdios do povoamento existia ali uma pequena igreja, a de Santa Maria do Calhau, a partir da qual se estendia “um chão que deslizava até ao calhau” e que “servia de espaço social de convívio e comércio”.
Lê-se nos documentos que desta igreja saía, para nascente, uma rua e ao lado ficava um improvisado cemitério e um poço público.

Com uma estrutura de ocupação linear, que se adaptava às condições físicas do local, este núcleo urbano estendia-se “ao longo da faixa de terra chã em face do mar, paralela ao calhau”. Desde a ribeira de Santa Maria até ao Corpo Santo.
Ora, é essa rua que, de um modo natural, resultou desta implantação e que recebeu o nome de Rua de Santa Maria do Calhau. A rua que renasceu com as portas pintadas e com a vida que João Carlos Abreu devolveu com o seu regresso às origens.

Rui Santos, nas suas “Crónicas de domingo”, escreveu nas páginas do Jornal da Madeira que um trecho da Rua de Santa Maria (que perderia o Calhau a dado momento da História), entre o Largo do Poço e a Rua da Boa Viagem, foi a Rua dos Caixeiros.Esta via pública, a partir dos primeiros anos da década de 90, passou a ter o seu acesso pelo Largo do Poço, por uma pequena rampa.
A Rua de Santa Maria é hoje um misto do ponto de vista da ocupação. Tem a componente residencial, que já foi mais acentuada, zona comercial, sobretudo restaurantes, a famosa padaria Mariazinha e uma residencial com o mesmo nome.

A Rua de Santa Maria tem cerca de 657 metros de extensão.

Tradutor

Ruas do Funchal

author

O blogue Ruas do Funchal surgiu pelas interrogações que os nomes não me revelavam.

A dificuldade era grande para conhecer o que estava para além do retângulo preto e letras brancas.

Daí surgiu o desejo de conhecer o que esconde cada nome de rua, de avenida, de praça, de lugares da cidade capital da ilha da Madeira. Os espaços que interligam lugares.

Recolhi informação dispersa e produzi.

Continuam a existir realidades desconhecidas que se terão perdido no tempo. Obriga a uma busca persistente, procurando peças de um grande puzzle. Tudo para resultar em mais uma revelação em prol da cidade do Funchal. Cada post é o resultado de muita pesquisa em várias fontes.

As histórias que aqui pode ler e ver em Ruas do Funchal ainda são poucas em relação ao número de arruamentos existentes na cidade. Tenho material para avançar com mais posts, mas exige o tempo que não tenho.

Além da componente escrita, existem fotografias antigas com as quais quero fazer a ponte entre os anos e mostrar vivências dos lugares que hoje conhecemos.

As fotografias, sobretudo as antigas, transportam-nos para épocas que marcaram vivências de um povo que soube caminhar, pese embora, algumas vezes, destruindo história, não a deixando chegar às gerações seguintes.

Este blogue é um lugar único. Reúne a história dos nomes.

O projeto é contínuo, assente num rumo onde o caminho se faz passo a passo.

Paulo Camacho

Contacte-nos

Nome

Email *

Mensagem *

AD BANNER